A nomenclatura utilizada pelo meio publicitário para definir algumas estruturas de mídia externa constantemente causa confusão. Vamos tentar tornar esta diferenciação o mais simples e fácil possível:
Rodoviário
Mídia de rodovia que oferece um grande retorno visual, devido ao fluxo intenso de tráfego no ponto que foi estrategicamente escolhido para colocar a mídia.
Outdoor
Mídia externa que fica a margem de ruas e rodovias, que tem formato 9x3m e veiculação por meio de bi-semana. Os materiais mais comumente utilizados são: papel e lona. Também são usados apliques em madeira.
Frontlight
Painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona com a propaganda impressa. A iluminação da arte é externa e frontal. Os tamanhos padrão são 6x3m e 3,5×5,5m, mas outros formatos também são utilizados.
Backlight
Painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm2 em impressão 4/3 cores.
Painel Luminoso
São painéis instalados em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”. São comumente utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não comercializados como mídia tradicional.
Usualmente possuem estruturas padrão backlight, mas podem ser encontrados com frontlights. Em fachadas também e muito comum a utilização de letras caixa com iluminação direcionada ou com LED por baixo das letras.
Empenas
No geral são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios. Ou seja são anúncios muito grandes mesmo. Antigamente eram pintadas à mão, mas atualmente tem suas artes impressas em lonas e são iluminadas frontalmente. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual.
Triedro
Painel com iluminação frontal composto por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos (média) por um mecanismo automatizado. Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo. A desvantagem do triedro é o surgimento de pequenas aberturas entre as peças que podem atrapalhar a leitura da comunicação. Com o avanço da tecnologia os triedos estão sendo substituídos pelos painéis eletrônicos.